Mind assinala o sucesso do 15º Encontro de Arquivos Municipais com Gaia na dianteira da Transição Digital

O 15º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, que decorreu a 28 e 29 de novembro no Fórum Braga, foi o primeiro com uma co-organização ibérica, partilhada entre o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD (GT-AM) e a sua congénere espanhola Mesa de Trabajo de Archivos de Administración Local da ANABAD ( MTAAL). Enquanto Patrocinador Gold, a Mind assinala o sucesso deste evento, que criou sinergias entre Portugal e Espanha e trouxe a experiência da gestão autárquica na área do Arquivo para a frente do debate.

Em particular, os resultados da implementação do sistema X-arq no Município de Gaia foi um dos destaques.
Na apresentação a cargo da Dra. Hermenegilda Maria da Cunha e Silva, a Diretora Municipal de Administração Geral e Arquivo de Gaia, já foram alcançados cerca de 300 mil registos e mais de 1.1 milhões de imagens digitalizadas, totalizando 3TB de dados.

De notar ainda que o processo de digitalização em curso em Gaia permitirá abarcar três séculos de documentação até ao momento atual, disponibilizando o acervo de arquivos privados, arquivos públicos, processos de obras particulares e coleções.
Destaca-se atualmente o fundo "O Comércio do Porto", que conta já com 53.449 registos digitalizados, dos quais 15.956 são imagens. Também a correspondência entre D. Pedro VI e D. Maria II, entre outros documentos emblemáticos.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.