O espólio arquivístico do município de Viana do Castelo foi colocado online com recurso ao X-arqWeb e está a crescer em referências. É de acesso livre através do endereço arquivo.cm-viana-castelo.pt.
Estão atualmente acessíveis cerca de 2.000 postais, 1.600 fotografias e 300 livros de atas, entre um conjunto de outros documentos de interesse público, onde se destacam o Foral de Viana e uma coleção de iluminuras.
Em nota de imprensa redigida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, refere-se que o arquivo municipal possui um "valiosíssimo espólio", sendo que o seu "documento mais antigo data de 1262 e corresponde a um pergaminho que regista a troca com o Bispo de Tui para a fundação de Viana". Dá-se ainda conta de que este arquivo "é o primeiro do século passado e o segundo no contexto nacional (…) a disponibilizar a sua documentação ao público, desde 3 de novembro de 1912".
Reconhecido como um ativo do município, a inegável importância histórica deste arquivo tem agora um ponto de viragem com o X-arqWeb, que ampliará o alcance e a acessibilidade ao seu espólio.